"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

POR QUE LER LITERATURA

Começamos a ler literatura por obrigação: porque o professor nos empurrou em algum momento a leitura de O cortiço ou de O ateneu, talvez de Dom Casmurro. Depois, se os lemos corretamente e sentimos que nossa sensibilidade se apurou, passamos a ler por hábito: já “não conseguimos não estar lendo alguma coisa”, sentimos falta de um romance, de estar com os personagens, envolvidos com seus dramas e suas aventuras; ou da música das palavras nos poemas, daquilo que estes nos dizem e "é como se estivesse brotando de nós mesmos..." Por fim, lemos por gosto (e não seria demais dizer “gosto pessoal”): o autor que nos agrada, o livro que nos agrada, o gênero que mais admiramos, o assunto que nos inspira, a forma estética que nos desperta ao mesmo tempo para o sonho e para a consciência. Neste sentido, diríamos que a leitura de literatura cumpre algumas funções ou objetivos, que são:
1. Faz do próprio ato de leitura uma ação que proporciona, a um só tempo, prazer e proveito, satisfação pessoal e conhecimento do mundo.
2. Desenvolve o senso crítico, a capacidade de refletirmos sobre as muitas realidades que formam a Realidade, pois literatura é ponto de vista, individualidade, deslocamento.
3. Estimula a interação do homem com o seu meio, transformando-se e transformando-o. A literatura transforma o homem, e este, a realidade.
4. Propicia ao sujeito perceber que as palavras não se combinam apenas funcionalmente, para “dizer bem”, com exatidão. Que elas se combinam também para o mistério, o sabor, o delírio, o inesperado, o estranho. E é por isso que se diz que a literatura “desvela” o mundo, mostra-nos sua verdadeira face.
5. Desperta no leitor a compreensão de que ao ler um poema, um conto, um romance, uma peça teatral ele está lendo sobre si mesmo e a si mesmo.


Foto: pichação anônima na Universidade Estadual da Bahia, em 2007: "O mundo poderia existir muito bem sem a literatura, e inclusive melhor sem o homem".

5 comentários:

Hitch disse...

A literatura é uma maldição. Nos priva da rotina, essa tão bem afeiçoada entidade. Viramos uns párias, sob o estigma da depressão, do deslocamento, da dor, da lucidez. Mas, caramba, é assim que operam os milagres: um parto sempre doloroso. Não cansaremos de pagar o preço por reforçarmos nossa consciência. Aquele abraço.

Lidi disse...

Mayrant, lembrei das tuas aulas sobre a Função da Arte: Eliot, Fischer, Faustino e companhia. Adorei o texto, se algum dia me perguntarem por que ler Literatura, aconselharei a dar uma conferida neste post. Abraço.

Bárbara disse...

"A literatura ensina um pouco de nós, a nós mesmos." Jamais esquecerei estas palavras.

Saudades, Mayrant!
Um abraço.

JOÃO CASTILHO disse...

OBRIGADO POR TER PASSADO LÁ NO CULT POP...........ESTOU COMEÇANDO AGORA AQUI NO BLOGSPOT (ANTES ESTAVA NO GLOBOLOG) E JÁ ESTOU CONVENCIDO DE QUE AQUI É BEM MELHOR......ESTOU TE ESPERANDO MAIS VEZES..............GRANDE ABRAÇO.

Marcela Soares disse...

Viajei agora para suas aulas de Teoria da Literatura, em que discutíamos sempre as funções da literatura para Barthes, Faustino, Pond...
Saudades desse tempo...