"Eu respirava naquelas salas, como um incenso, esse cheiro de velha biblioteca que vale todos os perfumes do mundo." Antoine de Saint-Exupéry

domingo, 2 de março de 2014

LEITURAS, 43: A ILHA NO ESPAÇO

Edição de 2003, em formato 14x21cm.
Esta novelinha de Osman Lins é uma das mais interessantes incursões de um autor brasileiro no gênero do suspense. A trama, desde o princípio, se apresenta como um enigma, que, pelos aspectos e motivos explorados, conduz a uma experiência fantástica ou de entrecho policial. Num condomínio residencial, ocasionalmente aparecem moradores mortos em circunstâncias estranhas. A polícia não consegue desvendar as mortes, e pouco a pouco os moradores debandam do prédio, no qual resta, ao fim, um único morador, Cláudio Arantes Marinho, abandonado pela esposa e pela filha, à espera da morte. Até que, um dia, ocorre-lhe uma grande ideia: desaparecer sem deixar vestígios, livrando-se, a um só tempo, daquela situação absurda e da própria família, que impiedosamente o descartou. Mal sabia ele que, ao ter êxito, desvendaria as insólitas mortes e, de quebra, puniria o responsável.
 
O protagonista, prisioneiro da ambição de ascensão social da esposa e das filhas, fora residir no edifício Capibaribe a contragosto. Está atolado em dívidas e infeliz. As filhas não o toleram, e a esposa mal o suporta. Neste contexto, o que vai lhe ocorrer é, antes de qualquer coisa, um bálsamo. Sozinho no prédio, ele se transforma e passa a enxergar a vida e o mundo de um outro ponto de vista, da Ilha no Espaço, seu apartamento, que será, por dias e dias, o único aceso nas noites do alto prédio Capibaribe, como uma nave solitária na imensidão escura. E é dali, em meio à luz, que, movido pela lembrança de um sorriso de mulher, uma bela desconhecida com quem cruzou na rua, ele agarrará a sua oportunidade e dará novo rumo a sua vida.
 
Vê-se que, como qualquer obra literária, esta não se fecha em seu gênero. O título remete à literatura fantástica e, talvez, a um dos seus subgêneros, a ficção científica, sugerindo um mundo específico e singular, representado por uma ilha de luz no espaço. O entrecho flerta com as histórias policiais, de enigma (as mortes que ocorrem fazem jus a tal sugestão), e o contexto elege um dos temas centrais da alta literatura: a condição humana, aqui abordada pelo ângulo da desilusão familiar, a decepção com os entes queridos.
 
No entanto, de mistura em seu caldo vai algo novo, que é o modo como tudo isso vai contribuir para construir, no horizonte do protagonista, um ponto de alcance que, ao fim, permitirá que, literalmente, conduza-se ele a seu destino, por ele próprio estabelecido, como queriam os filósofos existencialistas. Se em O estrangeiro, por influência do sol, Mersault dispara sobre o árabe e muda, assim, a sua vida, aqui é a luz única do Capibaribe (também nome de rio, ou seja, fluxo) que permite que o personagem dê um salto de uma janela para outra e se torne outra pessoa. Em ambos os casos o efeito da luz é decisivo: ou para turvar as ideias ou para clareá-las.
 
A ilha o espaço foi primeiramente publicada em capítulos na imprensa e virou Caso Especial na tevê anos depois. A primeira edição em livro conhecida é esta, da editora Moderna, de 1997, em formato de bolso (11x15cm) e, ao que parece, não teve muita repercussão. Ficou lá, na década, como simples curiosidade. É mais do que oportuno resgatá-la (há uma edição de 2003, lamentavelmente "direcionada" ao público juvenil), muito embora os donos da verdade continuem a insistir, com ar de indignação e tom de veemência, que a literatura brasileira precisa deixar de ser transgressora e se adaptar...
 
Osman Lins, que faleceu muito cedo, aos 54 anos, foi um renovador das estruturas narrativas. Em tudo que escreveu colocou algo de inovador e esteticamente divergente. O conto e o romance foram seus gêneros de ação mais intensa, mas também se destacou em obras para o teatro (Lisbela e o prisioneiro, 1964) e no ensaio, com dois livros iluminadores: Do ideal e da glória (1977) e Evangelho na taba (1979). Os gestos (1957) e Nove novena (1966), seus dois volumes de contos, são exemplares e ainda promovem prazer e orientam leitores e novos escritores pelo que há de melhor no gênero: uma boa história contada de modo fluente e refinado ou uma história banal narrada de uma forma que a transforme em algo inédito, único. Destacou-se no romance, gênero ao qual se dedicou com maestria, legando à literatura de língua portuguesa duas obras-primas, pelo menos: O fiel e a pedra (1961) e Avalovara (1973). Sua obra foi traduzida para os mais importantes idiomas ocidentais.

Nenhum comentário: